Make your own free website on Tripod.com

Meios de Locumoção Aquáticos

Principais Caracteristicas

Home
Principais Caracteristicas
Submarinos
Petroleiros
Cruzeiros
Porta-aviões
Hall of Fame
Barcos Históricos

Flutuação

 

Ao longo dos tempos o homem desenvolveu a arte de navegar e com ela foram evoluindo os barcos que hoje em dia podem atingir dimensões enormes.

Tal evolução só foi possível graças a uma característica muito importante dos barcos, a flutuação. Esta é resultante da diferença de densidades da água e do barco. Mesmo que o barco seja feito com materiais mais densos que a água flutua porque o volume de água que o barco desloca é mais pesado que o barco. Isto resulta do volume de ar existente dentro do barco. Os barcos muito grandes necessitam até para terem estabilidade na água de terem um lastro (base pesada do navio para lhe conferir estabilidade).

 

 

Submersão

 

O submarino possui compartimentos próximos ao casco chamados tanques de lastro, que se enchem de água para que o submarino possa submergir. Conforme vão enchendo, os tanques aumentam o peso volúmico (ou densidade) da embarcação até que se torne igual ao do líquido que ele desloca. Com os pesos volúmicos iguais, o sistema está em equilíbrio e o ar interno não impulsiona o submarino para cima. Para emergir basta expulsar a água dos tanques de lastro.